Habilidades

1. Capacidade de planejamento

A primeira característica que precisa ser desenvolvida por quem quer empreender é a capacidade de planejar. Uma ideia só sai do papel se for estabelecido um planejamento, com prazos e metas muito claras.

Assim, o empresário precisa ter noção de onde ele está, em que lugar deseja chegar e o que é preciso fazer para alcançar os resultados esperados. Isso pode ser feito por meio da criação de planos de ação, inclusive com a ajuda de profissionais especializados.

Por isso, se você quer desenvolver o seu perfil empreendedor, planeje, monitore, corrija e reveja. Avalie o produto das suas ações e não tenha medo de errar ou mudar algum plano, caso ele não esteja trazendo o que foi planejado.

 

2. Iniciativa

Não adianta ter uma boa ideia se você não tiver iniciativa para colocá-la em prática. Muitos empreendedores sonham em abrir um negócio e criar uma marca de sucesso capaz de impactar positivamente a vida das pessoas.

Entretanto, é preciso iniciativa e ação para começar um empreendimento. Você não pode esperar que os seus funcionários e parceiros comerciais saiam para o mercado em busca dos melhores fornecedores ou de novos clientes.  

A procrastinação do lançamento de um serviço ou produto pela busca da perfeição é um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer. Tenha em mente que “feito é melhor que perfeito” e aqui não estamos sugerindo que você ofereça um produto semi pronto, e sim, estamos chamando sua atenção ao terrível defeito do perfeccionismo, que é sem dúvidas o maior vilão dos empresários no que se refere a execução das ideias. 

3. Persistência

As dificuldades fazem parte do trajeto empreendedor. Se pensarmos de forma mais ampla, as dificuldades são encontradas em qualquer caminho. Por isso, não se preocupe quando acontecerem coisas inesperadas e que coloquem o seu negócio fora dos trilhos. Isso vai acontecer diversas vezes e você precisa estar preparado para lidar com esse tipo de situação.

Dessa forma, não adianta desistir diante da primeira dificuldade, da segunda, terceira ou quarta. Se você buscar a biografia de grandes empresários no Brasil e no mundo, perceberá que muito do sucesso que eles alcançaram está relacionado com a sua capacidade de persistir e não desistir diante dos obstáculos.

Junto com a persistência, o empreendedor de sucesso deve ser adaptável, seja no mercado frente aos concorrentes, novas tecnologias e tudo o mais que pode impactar o dia a dia do negócio e os resultados da empresa.

4- Liderança

Alguns empreendedores costumam afirmar que as suas características são de execução e não de liderança. Essa confusão de que não é possível ser líder só porque o empreendedor gosta de trabalhar e prefere “colocar a mão na massa” é muito comum, mas ela está carregada de equívocos.

Você pode muito bem ser uma pessoa que trabalha duro e gosta de executar as tarefas e, ainda assim, ter características de liderança. A liderança, aliás, é um aspecto primordial e que deve ser desenvolvido em qualquer empreendedor.

Ao empreender você estará a frente de uma ideia e de um sonho, será o único responsável por fazer com essa ideia saia do papel e aconteça, e isso vai demandar capacidade para liderar.

O bom líder sabe ouvir, tem humildade para reconhecer a importância dos colaboradores que atuam na empresa, além de capacidade para estimular e motivar a equipe.

5. Comprometimento

Essa é uma característica que está diretamente relacionada com a iniciativa. Comprometer-se significa se sacrificar em detrimento do negócio, colaborar com os colegas de trabalho e ter habilidade de cumprir aquilo que é prometido aos seus clientes.

Desse modo, o empreendedorismo realmente aparece quando você assume a responsabilidade sobre aquilo que quer colocar no mercado, estando preparado para lidar tanto com o sucesso quanto com o fracasso.

É necessário se comprometer com os funcionários e com todas as pessoas que, de forma direta ou indireta, estão envolvidas com o seu empreendimento. Isso inclui não só os colaboradores, mas também os fornecedores, clientes e até a sua família.

No dia a dia do seu negócio, o comprometimento pode ser visto, por exemplo, quando você cumpre a entrega do seu serviço para o cliente. Se indicou um prazo, é essencial e imprescindível trabalhar com todo o foco necessário para que o compromisso seja cumprido. Caso contrário, as chances do seu empreendimento crescer e se destacar são muito baixas.

6. Comunicação

Por fim, a comunicação é uma habilidade que contribui muito para que você consiga alcançar os seus objetivos frente ao mercado, à concorrência e também no âmbito interno de execução das suas atividades.

Um dos grandes problemas de alguns empreendimentos é que os empresários não conseguem colocar em prática uma comunicação ativa e eficiente com os seus colaboradores. Isso se reflete em resultados abaixo do esperado, em dificuldade de atingir metas, na entrega de produtos fora de prazo, na ocorrência de falhas de comunicação com funcionários, clientes e fornecedores.

Você pode desenvolver a habilidade de comunicar-se de forma eficiente, buscando cursos específicos voltados para empreendedores ou até treinando com a ajuda de livros e filmes a respeito do assunto.

Como você pode ver, algumas características são essenciais para que você empreenda e tenha sucesso em seus projetos profissionais. Entretanto, é importante ter em mente que não existe um perfil específico de empreendedor e que todas essas características podem ser desenvolvidas se houver foco e determinação para fazer o seu negócio crescer.

Buscar o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio, além de contribuir para que você foque no que realmente importa, busque um propósito para o seu empreendimento e trabalhe de maneira correta para desenvolvê-lo.

Assim, se você quer alcançar seus objetivos como empreendedor, trabalhe com foco em resultados e não deixe de batalhar por aquilo que você acredita. Com iniciativa, sem dúvidas, é possível alcançar tudo aquilo que você pretende e planeja para sua carreira.