Buscar
  • Gisele Torres

VOCÊ JÁ USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TODOS OS DIAS.... E TALVEZ NÃO SAIBA DISSO!

Atualizado: Fev 24

Você consegue sentir o uso de algoritmos de Inteligência Artificial no seu dia a dia? Ou ainda parece algo extraído de um filme de ficção científica?

Ela está muito mais presente no cotidiano do que você imagina.



O que é inteligência artificial?

O Gartner Group tem uma definição sobre o que é inteligência artificial – uma tecnologia que permite a maquinas fazer algo que antes somente humanos eram capazes de fazer. definição interessante. Reparem que ela é ampla e que muda conforme o tempo passa. O que antigamente era considerado “inteligente”, hoje já é o esperado.

Exemplo disso são os algoritmos de OCR – que reconhecem o texto em imagens, o que permite que você tire uma foto de um livro e a transforme em texto, por exemplo. Eles já foram considerados “inteligência artificial”, mas hoje em dia já são entendidos como uma tecnologia “comum”.

Dessa forma, vou considerar uma definição um pouco mais específica para inteligência artificial: um algoritmo capaz de aprender com grande quantidade de dados e evoluir ao longo do tempo, ficando mais “inteligente”.

Esses algoritmos são capazes de lidar com volumes gigantescos de informação complexa, o que seria simplesmente impossível para seres humanos.


Onde a tecnologia está presente?

Alguns exemplos de atividades que utilizam rotineiramente a inteligência artificial:

Viagens de avião – Você sabia que a maior parte do voo de um avião comercial é conduzida não por uma pessoa, mas por um algoritmo? Na verdade, a participação de um piloto é muito menor do que você imagina, em média menos do que 7 minutos (!) em um voo comercial.

Prevenção de fraudes – Você é cliente de um banco grande? Usa cartão de crédito? Saiba que a prevenção a fraudes é grande campo de aplicação de inteligência artificial. Cada transação realizada é analisada levando em conta dezenas de indicadores e comparada a milhões de transações anteriores, permitindo às instituições detectarem sinais de fraude.

Filtros de spam – por um tempo os famosos e-mails indesejados transformaram nossas vidas em um inferno. Era uma época onde os mecanismos anti-spam não eram muito inteligentes e pouco confiáveis, o que obrigava os usuários a apagar manualmente dezenas de e-mails por dia. Mas isso mudou muito, e hoje podemos contar com algoritmos inteligentes que usam inteligência artificial e podem filtrar de forma confiável mais de 99,9% do spam (como o Gmail)

Buscas no Google – em uma busca no Google você também utiliza sofisticados algoritmos de inteligência artificial. O que começou de forma bem mais simples, hoje é capaz de identificar erros de ortografia ou digitação, completar a sua frase ou sugerir buscas semelhantes, tudo isso usando o conhecimento acumulado nas bilhões de buscas realizadas anteriormente.


Recomendação de produtos na Amazon (e outros e-commerces maiores)

Já há anos a Amazon vem refinando seus algoritmos e utilizando a quantidade gigantesca de informações que possui para aprimorar a indicação de produtos. Os algoritmos conseguem analisar o padrão de navegação e de compra dos consumidores e indicar produtos baseado no que outras pessoas fizeram ou compraram on-line.

Waze – como o Waze calcula a melhor rota a o tempo previsto de chegada? Usando uma quantidade enorme de informações geradas por outros motoristas que também estão usando o sistema. E, é claro, algoritmos de inteligência artificial.

Netflix – gosta das indicações de filmes e séries da Netflix? Saiba que ela investiu muito em algoritmos inteligentes, criando inclusive um prêmio de US$ 1 milhão para qualquer equipe que conseguisse aumentar em mais de 10% a eficácia do algoritmo de recomendação que eles haviam desenvolvido.

E o uso de inteligência artificial ser mais comum ainda

As aplicações acima exigiram grandes investimentos das empresas em pesquisa e desenvolvimento. Mas agora muitos fornecedores de tecnologia estão utilizando produtos de software que podem ser adotados de forma rápida por empresas de diferentes perfis, como é o caso de chatbots para atendimento, que permitem aos clientes conversarem em linguagem natural com um robô que solucionará seus problemas.

Com isso, o uso dessa tecnologia ficará realmente comum. E talvez, quem sabe, deixe de ser chamada de “inteligência artificial”.


Fonte: site E-commerce Brasil

0 visualização

People Like Business Shopping

Av. Antônio Diederichsen, 628 - Jardim America, Ribeirão Preto - SP, 14020-240, Brasil

©2019 by People Like Business Shopping. Todos os direitos reservados